Nossa História

Nossa História e nosso artista

Blumenau é uma das maiores cidades de Santa Catarina fundada em 1850 por colonos alemães e possui antiga tradição industrial. Nos idos de 1950 a família Hering trouxe o artista alemão Karl Strauss e fundaram a Cristais Hering. Após isso, foram fundadas diversas outras fábricas de Cristal na cidade.

Hoje há um grande número de profissionais do ramo que tem por ofício e ocupação a arte de fazer o cristal artesanal a sopro. Este produto é feito de forma extremamente artesanal, desde a mistura da matéria-prima, fundição da mistura, sopro, lapidação e, finalmente, polimento.

No começo de 2018, Gabriel Vidigal, Yasmin Pastore Abdalla, Alexandre Rolim, Adriana Pavan Inserra e um grupo de empresários investidores fundaram a Mozart Fábrica de Cristais Ltda. Como primeiro ato da empresa, foi contratado Frederico Strauss (antigo proprietário e fundador da antiga Cristallerie Strauss) para ser artista chefe e montar a produção do mais puro cristal, 24% Pbo, e do Cristal Colorido (Overlay), produtos únicos que faziam de sua antiga fábrica, referência nacional e mundial.

Frederico Strauss estudou Engenharia Química e é mestre em Química inorgânica na Alemanha, sendo referência nacional, único detentor de técnicas e processos que tornam os Cristais Mozart referência de qualidade e pureza desde o início de sua produção.

 

Nosso logo

Nosso logo é criação do renomado artista Nelson Graubart. É uma afirmação à tradição pioneira da fabricação de Cristal na cidade de Blumenau e de que é possível sim fazer um cristal único, com arte, requinte, artesanalmente e com a melhor qualidade das Américas.

Nelson também tem uma escultura na cidade de Blumenau, ao lado do Museu Hering.

 

Nossos Produtos

A Mozart produz copos e taças de Cristais em nossa fábrica em Blumenau.

Todos produtos da Mozart são artesanais, feitos com dedicação e experiência por artistas com larga experiência. Não há a participação de máquinas no processo, o que leva a um produto final extremamente delicado, fino e com perfeita lapidação e bordas.

Todos copos e taças são soprados a boca, lapidados a mão, o que confere um elevadíssimo padrão de qualidade dos Cristais.

Somos a única fábrica das Américas que possui conhecimento técnico de fabricação do legítimos Cristal 24% PbO Overlay em 9 cores, o que confere a designação de Cristal na União Européia, conferindo uma transparência, ressonância e delicadeza incomuns.

Trata-se de um método que que sobrepõe camadas de cristal; o incolor e o colorido.

Primeiro são produzidas as “camisas” de cristal colorido e guardadas. Após é feito o cristal incolor com a cana de vidreiro, retirando a matéria prima da panela de fundição.

Após esta etapa é acoplada a camisa do cristal colorido previamente aquecida. Em seguida, é levada novamente a um forno específico para ser aquecida até atingir a temperatura ideal para ser soprada novamente pelo artesão.

Temperada a peça após a conformação, ela será lapidada. A lapidação é feita com um rebolo que irá tirar parte do cristal colorido, deixando parte a mostra o cristal incolor, criando a possibilidade de vários desenhos na lapidação.

Terminado este processo, ela será polida até ser embalada e destinada às lojas de todo Brasil.

Todos os produtos fabricados estão em conformidade com os requisitos ambientais e não poluem o meio ambiente. Os fornos fabris são a gás natural e controlados eletronicamente. A água, após utilizada, é tratada e devolvida à natureza.