Conheça Blumenau

Há mais 150 anos, 17 imigrantes vindos da Alemanha se estabeleceram na região de Blumenau e fundaram a cidade que levou o nome de um destes colonos, o farmacêutico e filósofo, Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau. Desde de sua gênese a cidade foi marcada por uma série de grandes empresas, tais como a Hering, Cremer, Teka, Silmaq, Altona, 43 SA Gráfica e Editora, Senior Sistemas, Sulfabril, Altenburg, Karsten, Weg, Coteminas, Dudalina, Souza Cruz entre outras.

Cenário de grande beleza, situada no vale do Rio Itajaí-Açu, é rodeada por montanhas como o Spitzkopf e florestas virgens de Mata Atlântica ainda preservadas. Blumenau recebeu forte influência germânica que determinaram o seu povo que até 1930 falava alemão nas ruas e nas escolas.

Após maciça campanha de nacionalização, estes hábitos foram mais atenuados, mas ficaram como legados, os altos níveis culturais, as indústrias e uma marcante arquitetura, que tornam a região um marco de colonização germânica do país.

O Parque Vila Germânica recebe anualmente a Oktoberfest que acolhe turistas de todo o Brasil. O prédio da Prefeitura, o Castelinho Moelmann e seus diversos museus ostentam traços da arquitetura enxaimel, com madeira exposta que é um dos motivos de orgulho para o Blumenauense.

Hoje Blumenau é uma cidade moderna, o terceiro maior PIB de Santa Catarina, bonita, verde, com alto Índice de Desenvolvimento Humano, com parques, universidades e Teatros, local perfeito para lhe receber em suas próximas férias.